Reunião entre poder público, sindicato e produtores, discutem alternativas para construção de ponte no Vale do Araguainha

Por Kálita Skilof e Luiza Purcino (Estagiári

Assecom/ AIA

Em reunião do Movimento Pro-Logística Vale do Araguainha, produtores, Sindicato Rural e autoridades políticas dos municípios de Alto Araguaia (415km de Cuiabá) e Araguainha, discutiram alternativas para viabilizar a melhora da logística das estradas da região. Com cerca de cinquenta participantes, o movimento possibilitou ouvir as demandas dos produtores e buscar parcerias com o poder público na construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Ribeirão Araguainha, na MU-45.

O encontro organizado pelo Sindicato Rural Patronal do município, com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal, aconteceu na Fazenda Canastra neste sábado (25). Durante o movimento, a prefeitura de Alto Araguaia manifestou o compromisso de arcar com 50% do valor da obra, ficando a cargo do sindicato discutir o levantamento do restante do valor junto com os produtores locais. O prefeito de Araguainha, Silvio José de Morais Filho, o Silvinho, se colocou à disposição para auxiliar na construção da ponte.

De acordo com o prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo (PSB), o problema é antigo e a reunião vem de encontro para solucionar as dificuldades enfrentadas pelos produtores. “As parcerias são fundamentais. A prefeitura não tem medido esforços para auxiliar nessa melhoria que será de suma importância para a locomoção dos produtores locais, e também nos benefícios no transporte escolar e escoamento de produção”, ressalta o gestor.

Orçada pela prefeitura no valor de R$ 320 mil, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jorge Melo (SD), diz que a construção da ponte será uma maneira definitiva de resolver o problema. “Com certeza o levantamento de recursos dessa obra em menor tempo possível, irá viabilizar uma nova fronteira agrícola para o município”, destaca Jorge. Já o presidente do Sindicato Rural, João Dias, ressalta que, com a criação da comissão, vão buscar meios para efetivar a obra.

Pecuarista há 20 anos na região, Ismael Borges Carrijo, 64 anos, diz que a construção da ponte significa um grande avanço. “Até ontem eu estava querendo vender a propriedade. Hoje mudei. Vi que essas parcerias trarão desenvolvimento para a região. Isso é o que devia ter sido feito há muito tempo, mas nós tínhamos uma administração que, de repente, queria fazer sozinha e não fazia. Esta é uma parceria sadia e que a gente tem o prazer de investir”, desabafa o pecuarista.

“Esta parceria entre sindicato e prefeituras é boa.  A gente entende a crise que está sendo enfrentada, a queda de arrecadação de Alto Araguaia, mas mesmo assim o prefeito está de boa vontade e ajudando muito a gente”, agradece Valter Tobias dos Reis, 71 anos, proprietário da Fazenda Canastra. “Este movimento é muito valioso para a região, trazendo riquezas para o nosso município. Só temos que agradecer o engajamento e apoio do prefeito Gustavo”, comenta Elpídeo Euzébio Ribeiro, 56 anos, que possui uma propriedade na região.

Participaram do encontro os vereadores Henrique Pyter, André Leal, Vanderlei Marques, Jorge Melo, Marco Aurelio, Clodoaldo Fernandes, o presidente e membros do Sindicato Rural, João Dias, Jacson Niedermeier, Paulo César, respectivamente. O secretário de Obras do Município, Milton Fernandes Lima, e o prefeito de Araguainha, Silvinho.

VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA DE IMAGENS - CLIQUE AQUI